Dói?

Na madrugada de ontem, não lembro o porquê, pensei: sempre existem situações piores... E entrei em contradição comigo mesma. Se sempre há alguém pior, deveria haver o pior de todos? Não, porque existiria algo pior do que o pior de todos, já que sempre pode ser pior... Enfim, seguindo esse raciocínio, vale o mesmo para o "melhor". Não pode ser sempre pior ou melhor. Quando a dor é sua, não adianta saber que há algo pior. Dói da mesma forma. Depende também do conceito de "bom" e "ruim". Mas tudo me faz crer que os acontecimentos não doem. O que dói é ter sua pior parte revelada pra si mesmo, são os medos. O que dói é você. Você se dói, porque mexe nas suas feridas mal cicatrizadas. Você ouve "sinta-se bem" e tenta "sentir o bem", mas não faz o que realmente deveria fazer: sentir-se, sentir você, sentir a vida que existe em cada sorriso, choro ou grito seu. Terminar o namoro não dói... O que dói é o medo de estar só. Engordar não dói... O que dói é o medo de ser rejeitada. Viver não dói... O que dói é o medo de morrer. Amar não dói... O que dói é o medo de não ser amado. A superfície engana. Tentamos cobri-la com sorrisos falsos ou maquiagens. Esquecemos de nos preocupar com o que verdadeiramente machuca. Agimos pelo medo e não podemos sentir o amor. Esquecemos que o maior perigo é não amar. Esquecemos que não importa o quanto choramos, quando há alguém para nos ajudar a sorrir. Enquanto não aceitarmos e amarmos quem somos, ninguém poderá fazer o mesmo por nós. Jogue fora o que não condiz, admire-se, ame-se, viva-se. Você não precisa ser perfeito pra isso. Aliás, é o imperfeito que atrai. Pare e lembre: esta vida é sua.

Comentários

  1. É exatamente assim que penso Manu :)
    Não podemos tentar sempre ficar justificando nossa dor pela dor dos outros. Temos que ser capazes de enxergar a essência de tudo isso. Não podemos julgar a dor do outro pensando que a nossa é pior. "Dói da mesma forma". Afinal, como disse Shakespeare " qualquer um é capaz de superar uma dor, quando ela não é sua".

    ResponderExcluir
  2. Pois bem.

    Dá medo - mas não aquele medo negativo, é daqueles de 'frio na barriga' - só de imaginar o mundo se todos enxergasse-o como você. Não haveriam singularidades, porém o mundo seria mais mágico.

    Parabéns por essa bela e profunda reflexão.
    Nutriu ainda mais minha alma.

    Ah, sim, obrigado por ter visitado o In.diferente.
    Seria uma honra tê-la por lá mais vezes.

    Fique bem, Emanuele!

    ResponderExcluir
  3. Nossa manu, lindo texto!
    Existem tantas dores não é mesmo? A dor do fim, a dor de um novo começo, a dor das frustrações, a dor de ter que sonhar sozinha.
    Jogar fora, abrir mão, desistir que no fim das contas é a mesma coisa DÓI!
    Mas são dores necessárias para seguirmos em frente.
    Boa sorte nessa caminhada, linda!
    (Você não está sozinha, independente das dores maiores ou menores.) beijo

    ResponderExcluir
  4. Acho que o que mais dói e não sentir nada, nem dor nenhuma. Aquela estranha sensação de indiferença diante de qualquer sentimento sabe?

    LINDO seu texto, estou te seguindo tb!
    Meus parabéns, passo aqui mais vezes.
    ;*

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus, que lindo isso amiga! Como todos os seus textos, aliás. Você consegue transmitir muito bem tudo que sentimos com palavras. Continue assim! *-* Te amo muito. Iana Peixoto =*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A noite

Só.

Duas às nove.